O projeto do escritório Studio Kuadra para o novo complexo religioso em Cinisi, Itália, foi selecionado pela diocese de Monreale como um dos vencedores do concurso para a Nova Igreja da Madre Redentora, promovido pelo Serviço Nacional de Edifícios Religiosos. O projeto, que incorpora fortes elementos litúrgicos, foca na relação entre os espaços internos e externos. Saiba mais sobre a proposta, a seguir.
O corpo da igreja consiste em um monólito revestido de pedras locais, flanqueado por uma torre do campanário que parece emergir do solo. Através do uso de coberturas jardim perfuradas, áreas subterrâneas são expostas à luz. A nave da igreja é iluminada por uma luz difusa oriunda de orifícios arranjados na forma de cruzes. Uma série de aberturas e janelas cria relações com o ambientes externo.
A área do projeto segue uma forma trapezoidal, com os edifícios dividindo o programa religioso de outras atividades, como a creche e o estacionamento. A construção planeja suspender a demolição dos edifícios existentes até que a nova igreja seja construída.
A jornada dos fiéis foi cuidadosamente pensada. Ao se aproximarem, o pátio da igreja se abre para eles, com a figura da Virgem Maria abraçando o espaço externo. A partir daí, os elementos litúrgicos da igreja são dispostos de modo a criar uma narrativa, seguindo uma forte iconografia em sua orientação.
Arquitetos
Equipe de projeto
Andrea Grottaroli, Roberto Operti, Manuel Giuliano, Giorgia Angonova Menardi, Ivan Sordello, Claudio Martini, Andrea Carlevaris, Gian Piero Tuozzo, Mattia Galliano, Francesco RoveraArtista
Gabriele Garbolino, Fabio NarducciLiturgista
Padre Francesco MolloAno do projeto
2015Fotografias